"Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as fontes da vida" Provérbios 4.23

segunda-feira, 18 de agosto de 2014

Ácido Fólico pra quê??


Pois é meninas, minha médica é muito boazinha sabe e está gestante de seu 2º filho. Consulto com ela já deve ter uns 3 anos...foi com ela que fiz uma cirurgia, minha cicatriz ficou perfeita e é uma excelente profissional por sinal.



Bom, voltando ao tema acima...algumas de vocês já devem ter se perguntado pra que diacho serve esse ácido fólico? Embora tenha ácido no nome, nada mais é que uma vitamina viu gente.


O ÁCIDO FÓLICO ou folato é composto pela vitamina B9, muito importante para que ocorra o desenvolvimento do tubo neural, que irá formar o sistema nervoso primitivo do feto. O fechamento desse tubo é essencial para formar a calota craniana e a coluna vertebral do bebê. Esse processo se desenvolve nos 3 primeiros meses da gestação. Por isso os três primeiros meses é considerado uma fase muito importante/crítica para a futura mamãe.
Mas o ac. fólico tem outros benefícios, dentre eles: 
  • Diminui o risco de malformação congênita;
  • Diminui o risco cardíaco e de doenças psiquiátricas;
  • Previne anemia;
Fonte: Pesquisa da U.S Department Healt and Human Services

E pra quem pensa que essa vitamina só é obtida através de medicamentos, nana-ni-na-não. Também pode ser obtido na alimentação, ao consumir espinafre, vegetais de folhas verdes, fígado, levedo de cerveja, cenoura e gema de ovo.


Então meninas, para as que pensam em engravidar assim como eu e para você que descobriu que está grávida, o uso dessa vitamina é um pré-requisito obrigatório  para ter uma gestação bem sucedida viu.
Minha médica me passou o uso de DTN-fol de uso contínuo e devo usar até quando completar 3 meses de gestação. Na verdade, deve-se iniciar o uso de ac. fólico 3 meses antes da gestação, que é o meu caso. 

Atualmente no mercado existem vários outros tipos de ácido fólico, ok? Não se automedique. É perigoso e você corre o risco de ter um choque anafilático (explico o que é isso em um outro post, ok?) Antes, procure um médico ginecologista pra saber qual é o mais indicado pra você viu.

É isso meninas..o que queria passar pra vocês.

Fiquem com Deus! Espero que tenham gostado do post... e até o próximo! 

P.S: Ah, tem algum assunto que você gostaria que eu abordasse por aqui, dê sua sugestão nos comentários. 
Fiquem a vontade para comentar, adoro ler os comentários de vocês.

Bjss :*



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por deixar um recadinho, volte sempre!! :)